Situação da Mobilidade

2012 State of Mobility Survey
Parece que faz apenas alguns anos que a Internet mudou completamente a forma como fazemos negócios e já estamos vendo novas mudanças; agora com dispositivos móveis como o catalisador das mesmas. Antes proibidos pela maior parte da área de TI, os smartphones estão sendo usados atualmente por centenas de milhões de profissionais em todo o mundo para acessar informações corporativas e estar em atividade no atual universo de negócios 24X7. A Symantec encomendou a Pesquisa 2012 sobre a Situação da Mobilidade para avaliar como as empresas estão lidando com essa tendência. O estudo incluiu 6.275 organizações — de pequenas a grandes empresas — em 43 países, sendo 14 na América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Colômbia e México.

A pesquisa mostra que chegamos a um ponto de inflexão no uso dos dispositivos móveis nos negócios. A maioria das organizações está tornando disponíveis suas aplicações de negócios. Elas também estão desenvolvendo aplicativos personalizados e até mesmo têm planos de criar "app stores", lojas corporativas para que os funcionários façam o download de softwares aprovados. Tudo isso tem por objetivo aumentar a agilidade nos negócios. As empresas querem elevar a eficiência e melhorar a eficácia do ambiente de trabalho bem como realizar as tarefas mais rapidamente, e a mobilidade lhes oferece a chance de fazer isso.

No entanto, há um preço. As organizações estão conscientes dos potenciais perigos que a mobilidade pode oferecer e a classifica como o mais alto risco entre as iniciativas de TI. Também estão preocupadas com a perda de dispositivos e de dados e com a possibilidade da rede corporativa ser infectada por malware via smartphones e tablets. As empresas estão perdendo uma quantia significativa de dinheiro em função de incidentes relacionados com os dispositivos móveis e, apesar desses custos, ainda acham que os riscos valem os benefícios. Elas estão trabalhando para implantar medidas de segurança para controlar custos e proteger as informações corporativas.


Algumas das principais conclusões da pesquisa incluem:

  • Dispositivos móveis agora são ferramentas de negócios essenciais: a significativa adoção de aplicações móveis demonstra grande confiança por parte das organizações na capacidade que esta mobilidade tem para gerar valor.
  • Iniciativas móveis estão produzindo impactos importantes nos recursos de TI: como acontece na adoção de qualquer nova tecnologia, a mobilidade é um desafio para a área de TI.
  • Os riscos da mobilidade estão afetando as organizações: a adoção móvel não vem desacompanhada de riscos; e as organizações de TI reconhecem esse desafio.

Fonte: Symantec (Norton)










Comentários

Postagens mais visitadas